sábado, 9 de julho de 2016

São Paulo 29 junho

São Paulo nasceu em Tarso da Sicília, por volta de ano 10 da era cristã. Além de ser judeu, da tribo de Benjamim, era também cidadão romano. Desde a infância foi educado conforme a doutrina dos fariseus por um sábio chamado Gamaliel.   Destacou-se inicialmente como um implacável perseguidor das primeiras comunidades cristãs. Foi conivente com ao assassinato de Santo Estevão.

          Sua conversão ocorreu de modo inesperado quando ele estava a caminho de Damasco liderando uma perseguição contra os cristãos daquela cidade. Jesus Ressuscitado apareceu-lhe e o derrubou do cavalo, transformando-o de cruel perseguidor dos cristãos em ardoroso apóstolo dos gentios. Este fato aconteceu por volta do ano 36 e, a partir desse momento, Paulo consagrou toda sua vida a serviço de Cristo, viajando por todo o mundo conhecido de então, anunciando o Evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição. Foi ele quem lançou as bases da evangelização no mundo helênico, fundando numerosas comunidades e percorrendo toda a Ásia Menor, a Grécia e Roma. É sem dúvida uma das principais colunas do cristianismo.
          São Paulo era o mais culto dos apóstolos. É conhecido por suas 14 cartas, lidas freqüentemente nas celebrações eucarísticas da Liturgia da Palavra. Através de suas cartas sabemos muita coisa a respeito de sua vida e das verdades fundamentais de nossa fé.
          Ao lado dos Evangelhos, suas epístolas são as fontes de todo o pensamento e de toda a vida e mística cristãs. Isso o coloca em um lugar de destaque entre os maiores pensadores da história do cristianismo.
          São Paulo era homem de grande poder de liderança. É a figura mais cosmopolita de toda a Bíblia.
          Sua representação mostra o santo escrevendo, pois foi por esse meio que ele nos deixou toda uma doutrina.
          Seu dia é comemorado em 29 de junho.


 Sao Paulo sendo degolado


 Lateral da Basílica de São Paulo Extramuros

 

 Basílica de São Paulo Extramuros (1)
 
 Nave da Basílica de São Paulo Extramuros
 
  Altar da Basílica de São Paulo Extramuros
 
 Túmulo São Paulo

imagens fonte:http://yosheh.blogspot.com.br/2016_06_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário