segunda-feira, 11 de julho de 2016

Santa Isabel e São Zacarias - pais de sao João Batista - 05 novembro


"Existiu, no tempo de Herodes, rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da ordem de Abias, e cuja mulher era das filhas de Arão; e o seu nome era Isabel."
Lucas 1,5

De acordo com o texto do Evangelho de São Lucas, Zacarias e Isabel eram pessoas consideradas justas diante de Deus, "vivendo irrepreensivelmente em todos os mandamentos e preceitos do Senhor". Porém, não tinham filhos porque Isabel era estéril.

Quando o casal já se encontrava em idade avançada, o anjo Gabriel apareceu a Zacarias quando este se encontrava no templo oferecendo incenso, tendo anunciado que Isabel iria ter um filho que se chamaria João.

"E um anjo do Senhor lhe apareceu, posto em pé, à direita do altar do incenso.

E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele.

Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João." Lucas 1,10-13

Isabel então concebeu, tendo então se ocultado das vistas das pessoas pelo lapso de cinco meses.No sexto mês de gestação de Isabel, sua prima Maria também recebeu uma promessa através do anjo Gabriel e concebeu do Espírito Santo e, quando esperava Jesus em seu ventre, foi visitá-la nas montanhas de Judá.
Segundo Lucas, no momento em que Maria entrou na casa de Zacarias, ao saudar sua prima, João Batista teria pulado em seu ventre e ela ficou cheia do Espírito Santo.

"E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo.

E exclamou com grande voz, e disse: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre.

E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor?"
Lucas 1,41-43

Quando a criança nasceu e foi circuncidada ao oitavo dia, segundo a tradição judaica, as pessoas desejavam que o menino recebesse o nome do pai. Isabel responde que o nome do filho seria João. Zacarias então confirma as palavras de Isabel escrevendo o seu nome em uma tábua, conforme o anjo havía lhe determinado.


"E perguntaram por acenos ao pai como queria que lhe chamassem.
E, pedindo ele uma tabuinha de escrever, escreveu, dizendo: O seu nome é João. E todos se maravilharam."
Lucas 1,62-63

A partir de então, a Bíblia nada mais fala a respeito da vida de Zacarias e de Isabel, tendo Lucas limitado a dizer que o João Batista "crescia, e se robustecia em espírito, e esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel" (Lc 1:80).

Contudo, a tradição do catolicismo diz que Zacarias e Isabel teriam acompanhado a educação do filho, mudando-se para o deserto e fazendo da criança um nazireu, vindo Isabel a falecer em 22 d.C. e teria sido sepultada em Hebrom, quando João teria entre 28 a 29 anos de idade.

O Cântico de Zacarias chamado hoje de "Benedictus" é diariamente rezado pelos relogiosos e padres cristãos católicos na oração da manhã e faz parte do breviário católico romano ou Liturgia das Horas, a oração comunitária oficial da Igreja depois da Missa .

"Bendito o Senhor Deus de Israel

Ele veio para salvar o seu povo
Ele nos elevará ao poderoso Senhor
Nascido da casa de seu servo David
Através de Seus poderosos profetas Ele prometeu
Que nos salvará de nossos inimigos
Das mãos daqueles que nos odeiam
Ele prometeu misericórdia ao nosso pais e
Lembrar do Sua sagrado convenção
Este foi o juramento que Ele jurou ao nosso pai Abraão
Nos livrar das mãos dos nossos inimigos
Nos livrar para adora-Lo sem medo
Integro e santamente a sua vista
Todos os dias de nossa vida
Você meu filho será chamado o profeta do Mais Elevado
Porque você irá preparar a chegado do Senhor
E preparar seu caminho
Para dar ao Seu povo o conhecimento da salvação e
O perdão de seus pecados
Na terna compaixão de nosso Deus
A alvorada das alturas cairá sobre nós
Para iluminar aqueles que estão nas trevas e nas
Sombras da morte, e guiar nossos passos
Para o caminho da paz ".

A tradição, apoiada por São Basílio e São Cyrilo da Alexandria, assegura que Zacarias morreu como um mártir, morto pelos romanos no templo "entre o pórtico e o altar" a mando de Herodes, porque ele recusou a revelar onde se encontrava seu filho João. Entretanto, cumpre observar que os arquivos da Martirologia Romana não noticiam este incidente.

São Zacarias, Nossa Senhora com o Menino Jesus, Santa Isabel e São João Batista.

Na arte litúrgica da Igreja Isabel é mostrada como uma senhora já idosa, segurando o filho João, o Batista ; ou grávida saudando a Virgem.

Zacarias geralmente mostrado como um velho padre com uma vela e as vezes no nascimento de João ou ainda segurando uma vela iluminada.

SÃO ZACARIAS
Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou", em árabe: زكريا - Zakariya) foi, segundo a Bíblia, um sacerdote do Templo de Jerusalém, pai de João Baptista e esposo de Isabel. É um profeta Bíblico. Entretanto, é considerado pelos muçulmanos como um dos profetas no Alcorão, onde é mencionado como o protetor de Maria, mãe de Jesus (ou Isa, como é conhecido no islamismo).

Depois do nascimento de São João Batista, a Bíblia nada mais fala a respeito da vida de Zacarias e de Isabel, tendo Lucas limitado a dizer que o João Batista crescia, e se robustecia em espírito, e esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel.

Contudo, a tradição do catolicismo diz que Zacarias e Isabel teriam acompanhado a educação do filho, fazendo da criança um nazireu, vindo a falecer em 12 d.C., quando João teria entre 18 a 19 anos de idade.

No Proto-Evangelho de Tiago, Zacarias é morto logo que Cristo nasce, na passagem dos Santos Inocentes Mártires . Como o exército de Herodes também queria matar a João Batista, que estava escondido numa caverna nas montanhas com sua mãe Isabel, os soldados o interrogaram sobre o paradeiro da criança. Ao dizer que não sabia, foi morto (Cap. XXIII).

Acredita-se que ele foi sepultado na Grande Mesquita de Alepo, Alepo na Síria.


Túmulo de Zacarias, segundo os mulçumanos, em Alepo, na Síria.

OUTRAS TRADIÇÕES SOBRE SÃO ZACARIAS
Orígenes sugeriu que o Zacarias mencionado em Mateus 23:35 como tendo sido morto entre o templo eo altar pode ser o pai de João Batista.

A ortodoxa tradição cristã conta que, no momento do massacre dos inocentes , quando Rei Herodes ordenou a matança de todos os homens com menos de dois anos de idade, na tentativa de impedir que o Messias prometido de vir a Israel, Zacarias se recusou a divulgar o paradeiro de seu filho (que estava na clandestinidade), e ele foi, portanto, assassinado pelos soldados de Herodes .

Isso também é registrada no Evangelho da Infância de Tiago , um apócrifo trabalho a partir do século segundo. Pois de acordo com o Evangelho de Lucas, Maria era um primo de Elisabeth, Zacarias poderia ter vivido na mesma área onde a família de Mary originou. No entanto, alguns estudiosos modernos consideram esta relação como duvidosa.

Ele também é venerado como um profeta no calendário dos Santos da Igreja Luterana em 5 de setembro.

A Igreja Ortodoxa também celebra o dia de festa de Zacarias em 5 de setembro , junto com Elisabeth , que é considerado uma matriarca.

Zacarias e Isabel são invocados em várias orações durante o Mistério da Coroação dos critãos ortodoxos (Sacramento do Matrimônio), como o padre abençoa o casal recém-casado, dizendo "Tu que fizeste ... aceitar Zacarias e Isabel, e te fazer sua prole o Batista . .. "e" ... os abençoe, ó Senhor, nosso Deus, como Tu Zacarias e Isabel ... ". No calendário grego ortodoxo, Zacarias e Isabel, também são comemorados em 24 de junho.

Armênios acreditam que o Mosteiro Gandzasar em Nagorno Karabakh , no Azerbaijão contém relíquias de Zacarias. No entanto, suas relíquias também foram mantidos na Grande Igreja de Constantinopla , onde eles foram trazidos pela praefectus urbi Ursus em 4 de Setembro, 415.

Em 2003, uma inscrição do século quarta-on Yad Avshalom , um monumento primeiro século em Jerusalém, foi decifrado como: "Este é o túmulo de Zacarias, o mártir, o santo padre, o pai de João." Isto sugere a alguns estudiosos que é o lugar do enterro de Zacarias, pai de João Batista. Professor Gideon Foerster na Universidade Hebraica afirma que a inscrição coincide com um texto cristão do século sexta-afirmando que Zacarias foi sepultado com Simon, o Velho, e Tiago, irmão de Jesus , e acredita que ambos são autênticos.

O chamado " Yad Avshalom " (túmulo de Avshalom) no Vale do Cedron ; uma inscrição sugere que é o túmulo de Zacarias

SANTA ISABEL E SÃO ZACARIAS NO ISLAMISMO
Zakariya (em árabe: زكريا), ou Zacarias, é um dos profetas mecionados no Alcorão. Era pai de João Baptista, e também é mencionado no Alcorão como o protetor de Maria, mãe de Isa.

Isabel, a esposa de Zacarias, mãe de João Batista e prima de Maria, é uma mulher honrada no Islã. Apesar de Zacarias ser freqüentemente mencionado pelo nome no Alcorão, Isabel, embora não mencionada pelo nome, é referenciada. A tradição islâmica, como no Cristianismo, lhe dá o nome. Ela é reverenciada pelos muçulmanos como uma pessoa sábia e piedosa e acreditando que, como sua prima Maria, foi exaltada por Deus a uma alta posição. Ela vivia na casa de Amram, e é dito ter sido uma descendente da profeta e sacerdote Aarão.

Zacarias e sua esposa eram ambos devotos e firmes em seus deveres. Eles foram, no entanto, ambos muito velhos e não tinham filho. Portanto, Zacarias freqüentemente orava a Deus por um filho. Este não era apenas um de ter um filho mas também porque o grande Rasul queria alguém para realizar os serviços do templo de oração e de continuar a pregação da mensagem do Senhor após sua morte.

Deus curou a esterilidade de Isabel e Zacarias concedeu um filho, Yahya (João Batista), que se tornou um profeta. Assim, Deus concedeu o desejo do casal por causa de sua fé, confiança e amor por Deus. No Alcorão, Deus fala de Zacarias, sua esposa e João e os descreve como sendo os três humildes servos do Senhor:

Então Ouvimos-lhe: Nós e concedeu-lhe João: Nós curamos sua mulher (de esterilidade) para ele. Esses (três) foram sempre rápidas na emulação de boas obras, pois eles costumavam chamar para nós com amor e reverência, e se humilham diante de nós. Um-Qur ', capítulo 21 (Profetas), versículo 902

São Zacarias e São João Batista


ORAÇÃO:
Ó Deus, dai-nos a exemplo de São Zacarias e de Santa Isabel, pais de São João, o Batista, cumprir com os vossos mandamentos perseverando na fé, na esperança e na caridade, e pela intercessão de ambos livrai-os de todos os males da alma e do corpo. Assim seja.
Santa Isabel, orai por nós!
São Zacarias, orai por nós!
fonte-http://santossanctorum.blogspot.com.br/2014/11/santa-isabel-e-sao-zacarias-pais-de-sao.html

ISABEL, ESPOSA E MÃE NA VELHICE
“E, depois daqueles dias, Isabel, sua mulher, concebeu, e por cinco meses se ocultou, dizendo: Assim me fez o Senhor, nos dias em que atentou em mim, para destruir o meu opróbrio entre os homens.” (Lc 1.24-25).

Isabel e Zacarias eram da linhagem sacerdotal. Lucas nos informa a seu respeito que “eram ambos justos perante Deus, andando sem repreensão em todos os mandamentos e preceitos do Senhor” (Lc 1.6). Esta expressão, “andar sem repreensão” significa uma vida bonita, exemplar diante da sociedade da época.

A vida de Isabel como esposa era um modelo para as mulheres mais jovens. Ela era submissa ao esposo e realmente era uma “ajudadora”. Cumpria suas tarefas como “dona-de-casa”: preparando a comida nos horários, mantendo a casa limpa e arrumada, as roupas em ordem. E ainda sobrava tempo para ler e meditar na Palavra, orar, adorar com cânticos e se ocupar de alguma atividade social.

O nome de Isabel significava “Deus é meu juramento”. E Isabel sempre pensava que o Deus de Israel, o seu Deus, era um Deus de aliança, de compromisso. Desde que se casara, Isabel aguardava o cumprimento da sua maior alegria: gerar um filho e poder criá-lo, como Ana o fizera a Samuel. Ah, como Isabel ansiava por um filho…

Mas o tempo passava e ela ia ficando cada vez mais velha… Será que era tempo de desistir do seu sonho? Será que Deus poderia fazer com ela como fizera a Sarah, esposa de Abraão? Será que, em sua geração, Deus teria um plano para “um filho do milagre” na velhice de uma sonhadora? Deveria parar de orar?

Ah, quantas mulheres sonhadoras temos neste mundo! Quantas estéreis que sonham com a bênção de um filho em seus braços para oferecê-los a Deus novamente, como Ana…

Posso ver cada dia na vida de Isabel passando e deixando uma nota de esperança: será hoje que conceberei? Virá hoje a minha resposta?

Quem sabe Zacarias já tivesse lhe dito: “Pare de sonhar! Nós já estamos velhos… O tempo de Deus para nós talvez já tenha passado. Caia na real e pare de sonhar…” Mas Isabel mantinha uma centelha de esperança e fé inabalável. Alguma coisa dentro dela lhe dizia que Deus a escolhera para uma missão especial, e por isso ela iria orar e lutar sempre. Custasse o que custasse.

Zacarias, seu esposo, teria de ministrar no templo diante do Senhor. Era o seu turno. O turno de Abias. Chegara a sua vez… Era a sua vez de adorar “face a Face” o seu Deus maravilhoso, que operava maravilhas no passado e prometia enviar o seu “Messiah” (Messias) prometido naquela geração, de acordo com as profecias de Daniel (cap. 9). Apresentar-se diante do Deus Todo-Poderoso era algo muito sério e requeria total consagração. Dedicação em santidade…

Zacarias levou o incenso para apresentar ao Senhor no lugar santo. E, naquele momento único e especial, Deus enviou o anjo Gabriel para trazer uma mensagem a Zacarias. “E Zacarias, vendo-o, turbou-se, e caiu temor sobre ele. Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. E converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus. E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.” (Lc 1.12-17).

É muito maravilhoso saber que Deus ouve as nossas orações. É muito maravilhoso saber que ele mesmo nos ensina a orar e nos direciona na oração. É muito maravilhoso saber que Deus tem um plano para as nossas vidas, como casais, como família, como filhos… É muito maravilhoso saber que, nesta geração, Deus conta conosco e com nossas orações para cumprir o seu propósito e nos usar para o cumprimento das profecias bíblicas para esse tempo.

Zacarias teve medo e questionou o fato de serem velhos e sua mulher estéril. O anjo Gabriel lhe respondeu que ele ficaria mudo e não poderia falar até que tudo acontecesse conforme a palavra do Senhor. O povo percebeu que o sacerdote estava demorando muito no lugar santo, e que algo extraordinário deveria ter acontecido ali. E, então, quando Zacarias saiu ao povo, ele tentou falar por acenos e mímica. Isabel fica maravilhada com o que acontecera e recebe a palavra.

Seu sonho se realizou, embora parecesse tão demorado: a criança especial de Deus chegara no tempo certo. No tempo de Deus. Sem absolutamente nenhum atraso. Isabel, ao conceber, se ocultou por cinco meses. Ela “curtiu” sua gravidez vendo o marido “mudo” como um sinal de que o Senhor tinha grandes planos para o pequenino que iria nascer…

E, no sexto mês, sua prima Maria também recebeu a graça especial de Deus para ter um filho: o “salvador da humanidade”. Para Isabel, ela se escondia porque pensava que as pessoas poderiam interpretá-la incorretamente por ser “velha, estéril e sonhadora”: e, agora, estava grávida… Já sua prima Maria, recebera o maravilhoso privilégio de ser a “mãe do Messias prometido”, entretanto, com um alto preço: ela estava noiva, comprometida para o casamento, e o seu filho fora concebido por obra do Espírito Santo.

No encontro de Maria e Isabel, as crianças no ventre estavam cheias do Espírito Santo e elas cantaram em adoração por tão grande dádiva: fazer parte dos planos de Deus.

Não dá para esconder uma criança que vai nascer. Maria e Isabel se alegravam intensamente com sua missão. O Espírito Santo as enchia e as capacitava para tão gloriosa tarefa. Maria ficou com Isabel por quase três meses, e voltou para Nazaré. Isabel, então, deu à luz o seu filho. E quando perguntaram a Zacarias como deveria chamar o menino, ele escreveu em uma tabuinha o nome que o anjo lhe dissera: “João”. Todos se maravilhavam com o que estava acontecendo e viam que Deus tinha algo muito especial naquela geração para fazer a Israel.

Isabel foi uma mãe zelosa e sábia. Ela soube confiar em Deus e sujeitar-se à sua direção na criação de João Batista. O menino cresceu e se fortaleceu no Espírito Santo e foi o precursor de Jesus em seu ministério. Ele preparou o caminho do Senhor Jesus, levando o povo ao arrependimento e anunciando o Reino de Deus em Cristo Jesus. E Deus cumpriu o seu propósito usando uma senhora idosa, estéril, entretanto, cheia de fé e confiança no seu Deus.

PARA REFLETIR
Como você se sentiria no lugar de Isabel, sendo estéril, já idosa e tendo ainda sonhos de maternidade?
Você acha que ainda hoje Deus pode fazer o que fez a Isabel?
Você acha que uma mulher mais nova pode fortalecer a fé de uma mais idosa (no caso da visita de Maria a Isabel)?
Como agir quando o marido não tem a mesma fé que a esposa?
Como criar uma criança “especial”?
Quais são os seus sonhos como mulher?

PASTORA ÂNGELA V. CINTRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário