sábado, 9 de julho de 2016

Santa Úrsula - 21 outubro


Durante a Idade Média, a italiana Ângela de Mérici, fundou a Companhia de Santa Úrsula, com o objetivo de dar formação cristã a meninas

Úrsula nasceu no ano 362, filha dos reis da Cornúbia, na Inglaterra. A fama de sua beleza se espalhou e ela passou a ser desejada por vários pretendentes (embora Úrsula tenha feito um voto secreto de consagração total a Deus). Seu pai acabou aceitando a proposta de casamento feita pelo duque Conanus, um general de exército pagão, seu aliado.

Úrsula fora educada nos princípios cristãos. Por isso ficou muito triste ao saber que seu pretendente era pagão. Quis recusar a proposta mas, conforme costume da época, deveria acatar a decisão de seu pai. Pediu, então, um período de três anos para se preparar. Ela esperava converter o general Conanus durante esse tempo, ou então, encontrar um meio de evitar o casamento. Mas não conseguiu nem uma coisa, nem outra.

Conforme o combinado, ela partiu para as núpcias, viajando de navio, acompanhada de onze jovens, virgens como ela, que iriam se casar com onze soldados do duque Conanus. Há lendas e tradições que falam em onze mil virgens, ao invés de onze apenas. Mas outros escritos da época e pesquisas arqueológicas revelaram que foram mesmo onze meninas.

Foram navegando pelo rio Reno e chegaram a Colônia, na Alemanha. A cidade havia sido tomada pelo exército de Átila, rei dos hunos. Eles mataram toda a comitiva, sobrando apenas Úrsula, cuja beleza deixou encantado ao próprio Átila. Ele tentou seduzi-la e lhe propôs casamento. Ela recusou, dizendo que já era esposa do mais poderoso de todos os reis da Terra, Jesus Cristo. Átila, enfurecido, degolou pessoalmente a jovem, no dia 21 de outubro de 383. Em Colônia, uma igreja guarda o túmulo de Santa Úrsula e suas companheiras.

Durante a Idade Média, a italiana Ângela de Mérici, fundou a Companhia de Santa Úrsula, com o objetivo de dar formação cristã a meninas. Seu projeto foi que essas futuras mamães seriam multiplicadoras do Evangelho, catequizando seus próprios filhos. Foi um avanço, tendo em vista que nesta época a preocupação com a educação era voltada apenas para os homens. Segundo a fundadora, o nome da ordem surgiu de uma visão que ela teve.

Atualmente as Irmãs Ursulinas, como são chamadas as filhas de Santa Ângela, estão presentes nos cinco continentes, mantendo acesas as memórias de Santa Ângela e Santa Úrsula.
Santa Úrsula, rogai por nós!
http://santo.cancaonova.com/santo/santa-ursula/
Santa Úrsula


Santa Úrsula
Virgem e mártir, viveu por volta de 362. Liderou um grupo de moças diante da violência de bárbaros.
Origens

Úrsula era filha dos reis da região chamada Cornúbia, Inglaterra. Recebeu formação cristã desde a infância. Ainda criança, buscava a oração e o contado com as coisas de Deus. Chegando à adolescência, fez um voto de castidade em seu coração, fazendo deste voto um segredo entre ela e Deus. Tornou-se, depois, uma jovem de grande beleza, sendo desejada por muitos pretendentes da nobreza. Em seu íntimo, porém, queria dedicar-se totalmente a Deus.
Jovem desejada

Como era costume na época, o pai de Úrsula, sem saber de seu voto secreto, aceitou o pedido de casamento feito por um duque chamado Conanus. O duque era um militar, general de exército e não cristão. Porém, era aliado do rei, pai de Úrsula. Úrsula, por sua vez, lamentou o fato, mas devia obediência a seu pai, que já tinha dado a palavra. Ela lamentou mais ainda ao saber que seu futuro marido não era cristão. Por isso, ela pediu um tempo de 3 anos para poder se preparar. Seu objetivo, na verdade, era conseguir uma maneira de evitar esse casamento, ou, pelo menos, tentar a conversão de seu futuro marido. Infelizmente, porém, não conseguiu nenhum de seus objetivos.

 
Reviravolta
Chegando, então, o tempo do casamento, Úrsula partiu, de barco, em viagem para a Bretanha Francesa, onde o Duque Conanuns estava com seu exército. Úrsula foi acompanhada de mais onze moças que, como ela, iriam se casar com soldados do Duque. No meio da viagem, porém, uma forte tempestade mudou radicalmente o rumo da embarcação. Esta se perdeu, navegou pelo rio Reno durante vários dias e aportou na cidade alemã chamada Colônia.
Martírio

A região estava dominada por Átila, rei dos Hunos. Toda a comitiva que estava no barco foi morta pelos bárbaros, ficando apenas Úrsula e suas companheiras. As companheiras de Úrsula, recusando-se a se entregar aos bárbaros, foram todas mortas. A beleza de Úrsula encantou ao próprio Átila, que quis fazer dela uma de suas mulheres. Úrsula, porém, recusou-se afirmando que já tinha se desposado com o Rei mais poderoso de toda a terra, seu Senhor Jesus Cristo. Átila ficou furioso e, ele mesmo, assassinou Úrsula, degolando-a diante de vários soldados. Foi no dia 21 de outubro de 383. Na cidade de Colônia, uma linda igreja abriga o túmulo de Santa Úrsula e suas onze companheiras.

Legado
A história de Santa Úrsula, com o passar dos anos, comoveu os alemães e toda a Europa. Tanto que, na Idade Média, uma italiana chamada Ângela de Mérici (que mais tarde tornou-se santa) teve uma visão de Santa Úrsula e fundou uma Congregação de freiras chamada Companhia de Santa Úrsula. O objetivo da congregação era o de dar formação cristã às meninas. P projeto foi um grande avanço numa época em que somente os meninos recebiam educação. O objetivo de Ângela de Mérici era transmitir a fé às futuras esposas e mães, para que elas, mais tarde, transmitissem também a fé a seus filhos. Hoje, as irmãs Ursulinas estão espalhadas por todos os continentes, mantende acesa a chama que brilhou em Santa Úrsula.

Oração a Santa Úrsula
“Ó Deus, que destes a Santa Úrsula a fortaleza da graça para ir ao encontro do martírio com toda a coragem: concedei que, apoiada em suas preces e instruída pelo seu exemplo, possa avançar no caminho do vosso amor, por entre as dificuldades da vida, e chegar à contemplação de vossa beleza. Amém! Santa Úrsula, rogai por nós!”

fonte- http://www.cruzterrasanta.com.br/historia-de-santa-ursula-/113/102/
padroeira jovens e orfãos

Nenhum comentário:

Postar um comentário