quinta-feira, 7 de julho de 2016

Santa Lúcia Filippini - 26 março

Santa Lúcia Filippini, sua missão durou 40 anos fundando escolas católicas em diversas cidades, preparando professores e catequistas. Além de criar o Instituto das Professoras Pias em 1692.


Santa Lúcia Filippini nasceu no dia 13 de janeiro de 1672, em Corneto Tarquínia, proximidades de Roma.  Quando tinha um ano de idade, Lúcia perdeu a mãe e alguns anos mais tarde, o pai. Ela foi entregue, para ser formada e educada, às Irmãs beneditinas e junto delas a menina descobriu o dom que tinha para ensinar.   Sempre foi muito dedicada aos estudos da Sagrada Escritura, e com muita caridade, ainda no início da adolescência ensinou o catecismo às crianças



Tantos eram os pequenos que a procuravam e tão cativante era sua forma de transmitir a Palavra do Senhor, que logo o padre do local a nomeou oficialmente a catequista paroquial.
Pouco tempo depois, foi colocada na liderança de uma missão para fundar escolas católicas em diversas cidades. Missão que durou quarenta anos, nessas quatro décadas preparou professoras, catequistas, fundou escolas e organizou-as em muitas cidades e dioceses. Quando faleceu o cardeal que cuidava da Diocese, as dificuldades aumentaram. Lúcia uniu-se então a outras professoras e catequistas, juntando todas numa congregação, fundou em 1692, o Instituto das Professoras Pias.
A fama do seu trabalho chegou ao Vaticano e em 1707, o Papa Clemente XI pediu para que Lúcia criasse uma de suas escolas em Roma.
Docemente feliz pela sua vida entregue à Deus e às crianças, sementes das novas famílias que são a seiva da sociedade. Lúcia Filippini faleceu de câncer aos sessenta anos, no dia 25 de março de 1732.
Seu corpo descansa na catedral de Montefiascone, onde começaram as escolas católicas do Instituto das Professoras Pias Filippinas, como são chamadas atualmente.
A festa litúrgica à Santa Lúcia Filippini foi marcada para o dia 26 de março, pelo Papa Pio XI, na solenidade de sua canonização, em 1930.
Hoje, as escolas das professoras pias filippinas além de atuarem em toda a Itália, estão espalhadas por todo território norte americano, num trabalho muito frutífero junto à comunidade católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário