terça-feira, 26 de janeiro de 2016

São Timóteo e São Tito- ajudantes de Paulo 26 janeiro

Timóteo - (Alguém Que Honra a Deus). Timóteo de Éfeso - bispo = 26 de janeiro
São Tito - colaborador de Paulo - bispo - 26 de janeiro

Depois de celebrar a memória da conversão de São Paulo, a Igreja honra Timóteo, missionário que percorreu muitas comunidades junto com o grande apóstolo cristão. 

Timóteo era o "braço direito" do apóstolo Paulo, seu grande amigo e companheiro, sendo considerado, ao lado do mestre, como o primeiro e corajoso pregador do cristianismo. Era tão querido por Paulo que este confiava missões exclusivas a ele, mandando-o como ser representante. 

Timóteo nasceu em Listra, Ásia. Seu pai era grego e pagão, a mãe se chamava Eunice e era judia. Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo, converteu-se aos vinte anos enunca mais abandonou a vida missionária. 

Fiel colaborador de Paulo, o acompanhou em suas viagens a Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto, Éfeso e Roma. As vezes ia sozinho, como para Corinto, sendo recomendado por Paulo: "Estou lhes mandando Timóteo, meu filho dileto e fiel no Senhor: manterá em suas memórias os caminhos que lhes ensinei". 

Por volta do ano 66, Timóteo era o bispo de Éfeso e, com este cargo, foi nomeado pelo apóstolo para liderar a Igreja da Ásia Menor. Faleceu no ano 97.

Tito veio do mundo pagão e Timóteo veio do mundo judeu. Trabalharam com o apóstolo Paulo, que os liderou sem lhes tirar o brilho. E deu à eles “a gloria de uma perene lembrança”, como disse Eusébio de Cesarea no primeiro milênio, e será ainda assim nos outros que se seguirão: toda a Igreja os veneram juntos. Mas suas trajetórias foram tão distintas, que são relatadas em páginas individuais.As únicas informações concretas nos são dadas pelas cartas do apóstolo Paulo.
Tito era grego e pagão. Ainda jovem se converteu ao cristianismo e se tornou companheiro e inestimável colaborador do apóstolo. Quando Paulo disse a Tito: “Isto deves ensinar, recomendar e reprovar com toda autoridade”, fez surgir um outro grande evangelizador, que permaneceu trabalhando ao seu lado.Encarregado pelo apóstolo para executar importantes missões, foi uma vez a Jerusalém para entregar a importância duma coleta em favor dos cristãos pobres. . “Meu companheiro e colaborador” como escreveu o apóstolo na segunda carta aos Corintos. Companheiro dos momentos importantes, como a famosa reunião do concílio de Jerusalém, que tratou da necessidade de renovação e diversificação dos ritos devido a evangelização no mundo pagão. Tito, porém, foi também um mediador persuasivo, e entusiasmou Paulo resolvendo uma grave crise entre ele e os Corintos. Entre os anos 64 e 65, tendo sido libertado da prisão romana o apóstolo Paulo foi com ele para a ilha de Creta, onde fundou uma comunidade cristã, que confiou à Tito. Mais tarde, visitou a Paulo em Nicópolis. Voltou novamente à Ilha de Creta, onde recebeu uma carta do próprio mestre, Paulo, que figura entre os livros sagrados. Depois, retornou à Roma para se avistar com o apóstolo que o mandou provavelmente evangelizar a Dalmácia, onde seu culto ainda hoje é intenso.

Segundo a tradição mais antiga, Tito permaneceu como bispo de Creta até sua morte, que ocorreu em idade avançada, por causa natural e não por martírio. Ele teria conservado a virgindade até a morte. São Paulo o chama repetidamente “meu companheiro e colaborador”, e na segunda carta aos Corintos, num momento de especial amargura, diz: “Deus me consolou com a chegada de Tito”.As três cartas escritas pelo apóstolo Paulo a estes dois discípulos têm alto valor, pelo conteúdo exclusivamente pastoral, de tal modo que podem ser consideradas como primeiro guia pastoral dos bispos de todos os tempos.

Oração:
Deus, nosso Pai, nós vos pedimos perdão e a graça da conversão. Vós nos chamais a compartilhar, mas nós teimamos em tudo reter; vós nos chamais ao despojamento de toda ganância e soberba, mas nós agimos com avareza e acima de tudo colocamos o nosso amor próprio; vós nos chamais ao respeito, à gratidão, à justiça, à ternura, à compreensão, mas nós blasfemamos contra Deus, desonramos nossos pais, somos injustos e mesquinhos, desafetuosos e implacáveis; vós nos chamais à verdade, e mentimos; vós nos chamais à bondade, e somos cruéis; vós nos chamais à amizade, e traímos nossos amigos e o próprio Deus. Porém, a vossa misericórdia supera nossos pecados e nossas fraquezas. Se vos somos infiéis, vós permaneceis fiel, pois não podeis negar-vos a vós mesmo. Amém.
Devoção: À pregação do Evangelho
Padroeiro: Das missões

Tito
Na arte litúrgica da Igreja ele é mostrado:
1)com a cabeça descoberta com o cajado pastoral;
ou 2) com um brilhante e sedutor sorriso.
Ainda é mostrado:
3) como um bispo com uma palma, com o leão de São Marcos e com as palavras “Província Candiae” acima de sua cabeça e
4) com raios emanando de sua cabeça.
É invocado como padroeiro dos livres pensadores e protetor dos canhotos.

Timóteo - (Alguém Que Honra a Deus). Timóteo de Éfeso - bispo

Timóteo foi um bispo cristão do século I d.C. que morreu por volta do ano 80 d.C. O Novo Testamento indica que Timóteo esteve com Paulo de Tarso, que era seu mentor, durante as suas viagens missionárias.

Filho duma judia, Eunice, e dum pai grego (cujo nome não é citado nas Escrituras). Enquanto ainda bem jovem, a mãe de Timóteo, e também provavelmente sua avó, Lóide, ensinaram-lhe os “escritos sagrados”. (At 16:1;2 TI 1:5; 3:15) Não se sabe precisamente quando foi que Timóteo abraçou o cristianismo. No entanto, talvez no fim de 49 ou no início de 50 EC, quando o apóstolo Paulo chegou a Listra (pelo visto, o domicílio de Timóteo) durante sua segunda viagem missionária, diz-se o seguinte sobre o discípulo Timóteo (talvez já no fim da adolescência, ou com seus vinte e poucos anos): “Os irmãos em Listra e Icônio davam dele bom relato.” — At 16:2.

Pode ser que nessa época, em resultado da operação do espírito de Deus, certas profecias ou predições tenham sido expressas a respeito de Timóteo. Depois de o espírito santo, desta forma, ter indicado o futuro de Timóteo, os anciãos da congregação juntaram-se ao apóstolo Paulo em pôr as mãos sobre Timóteo, colocando-o assim à parte para determinado serviço relacionado com a congregação cristã.  Paulo escolheu a Timóteo para companheiro de viagem e, para evitar fornecer aos judeus um motivo de tropeço, circuncidou-o. 


Viagens com Paulo. 
Junto com Paulo, Timóteo participou em atividades cristãs em Filipos, Tessalônica e Beréia. Quando a oposição acirrada da parte de judeus fanáticos forçou Paulo a partir de Beréia, o apóstolo deixou Silas e Timóteo, a fim de cuidarem do novo grupo de crentes ali.  Parece que Paulo, depois disso, mandou uma mensagem a Beréia, aconselhando Timóteo a visitar os irmãos em Tessalônica, para encorajá-los a permanecer fiéis apesar de tribulação. Timóteo, pelo visto unindo-se de novo a Paulo em Corinto, trouxe boas novas sobre a fidelidade e o amor dos cristãos tessalonicenses. Na carta que Paulo enviou então aos tessalonicenses, ele incluiu os nomes de Silvano (Silas) e de Timóteo nas saudações, como fez também em sua segunda carta a eles. 

Durante a terceira viagem missionária de Paulo (c. 52-56 EC), Timóteo viajou novamente com o apóstolo. Paulo, enquanto se achava em Éfeso , escreveu em sua primeira carta aos coríntios: “[Eu] vos envio Timóteo, visto que ele é meu filho amado e fiel no Senhor; e ele vos fará recordar os meus métodos em conexão com Cristo Jesus, assim como eu estou ensinando em toda a parte, em cada congregação.” Perto do fim de sua carta, porém, Paulo deu a entender que havia a possibilidade de que Timóteo não chegasse a Corinto: “Se Timóteo chegar, cuidai de que fique livre de temor entre vós, pois ele está realizando a obra de Jeová, assim como eu.” Se Timóteo realmente chegou a visitar Corinto, isto deve ter acontecido antes de ele e Erasto partirem de Éfeso para a Macedônia, visto que Timóteo e Paulo estavam juntos na Macedônia quando foi escrita a segunda carta aos coríntios (com base no relatório de Tito, e não de Timóteo).  Talvez a tencionada visita de Timóteo não se tenha concretizado. Isto é sugerido pelo fato de que, em sua segunda carta aos coríntios, Paulo não menciona que Timóteo tivesse estado lá, exceto junto com ele próprio.  Mais tarde, na ocasião em que Paulo escreveu aos romanos, pelo visto quando em Corinto (o domicílio de Gaio), Timóteo estava com ele.
O nome de Timóteo acha-se incluído nas saudações das cartas que Paulo escreveu aos filipenses, aos colossenses  e a Filêmon durante o primeiro encarceramento do apóstolo em Roma. Parece que o próprio Timóteo sofreu encarceramento em Roma, em alguma época entre a escrita da carta aos filipenses e a que foi enviada aos hebreus.

Responsabilidades e Habilitações. 


Depois de Paulo ser libertado da prisão, Timóteo participou novamente no ministério com o apóstolo, permanecendo em Éfeso por ordem dele.  Nesta época (c. 61-64 EC), Timóteo talvez já tivesse seus 30 e poucos anos, e dispunha de autoridade para nomear superintendentes e servos ministeriais na congregação.  Era plenamente capaz de cuidar destas pesadas responsabilidades, tendo-se provado tal por trabalhar em íntima associação com o apóstolo Paulo durante 11 anos ou mais. A respeito dele, Paulo podia dizer: “Não tenho a nenhum outro de disposição igual à dele, que cuidará genuinamente das coisas referentes a vós. . . . Conheceis a prova que ele deu de si mesmo, que ele trabalhou como escravo comigo na promoção das boas novas, como um filho junto ao pai.” E a Timóteo ele escreveu: “Nunca deixo de me lembrar de ti nas minhas súplicas, noite e dia, tendo saudade de ti, ao me lembrar de tuas lágrimas, para que eu fique cheio de alegria. Pois eu me recordo da fé que há em ti sem qualquer hipocrisia.”

Embora tivesse de enfrentar constante enfermidade, devido a problemas estomacais, Timóteo gastou-se de bom grado a favor de outros. Suas excelentes qualidades o tornaram querido pelo apóstolo Paulo, que desejava muitíssimo a companhia de Timóteo ao encarar a morte iminente. Sendo relativamente jovem, Timóteo talvez tenha sido tímido e hesitante em fazer valer a sua autoridade. Isto mostra que Timóteo não era um homem orgulhoso, mas que reconhecia suas limitações.

Timóteo, ajudante de Paulo
O MOÇO que vê aqui com o apóstolo Paulo é Timóteo. Ele vivia com sua família em Listra. Sua mãe chamava-se Eunice e sua avó Loide.


Já era a terceira vez que Paulo visitava Listra. Mais ou menos um ano antes, Paulo e Barnabé tinham ido para lá pela primeira vez em viagem de pregação. Paulo voltou esta vez com Silas.

Sabe o que Paulo disse a Timóteo? ‘Quer vir comigo e com Silas?’ perguntou. ‘Poderíamos usar sua ajuda em pregar às pessoas em lugares longes.’

‘Sim’, respondeu Timóteo, ‘eu gostaria de ir junto’. Assim, pouco depois, Timóteo deixou sua família e foi com Paulo e Silas. Mas, antes de sabermos sobre sua viagem, vejamos o que aconteceu com Paulo. Já haviam se passado 17 anos desde que Jesus lhe apareceu na estrada de Damasco.

Lembre-se de que Paulo foi a Damasco para perseguir os discípulos de Jesus, mas agora ele já era também discípulo! Depois, alguns inimigos quiseram matar Paulo por não gostarem do seu ensino sobre Jesus. Mas os discípulos ajudaram Paulo a fugir. Puseram-no num cesto e o baixaram pelo muro da cidade.

Depois, Paulo foi pregar em Antioquia. Foi ali que os seguidores de Jesus foram pela primeira vez chamados de cristãos. Paulo e Barnabé foram então enviados de Antioquia em viagem de pregação a países longes. Uma cidade visitada foi Listra, onde morava Timóteo.

Então, um ano depois, Paulo voltou a Listra na segunda viagem. Quando Timóteo foi com Paulo e Silas, sabe para onde foram? Olhe para o mapa e conheça alguns lugares.



Primeiro, eles foram para a vizinha Icônio, depois para outra cidade chamada Antioquia. Então, viajaram para Trôade e daí para Filipos, Tessalônica e Bereia. Está vendo Atenas no mapa? Paulo pregou ali. Depois, passaram um ano e meio pregando em Corinto. Por fim, fizeram uma parada em Éfeso e voltaram para Cesareia e Antioquia, onde Paulo ficou.
Assim, Timóteo viajou muito com Paulo, ajudando a pregar as “boas novas” e iniciando muitas congregações cristãs. 

Timóteo — Pronto e disposto a servir
“VOCÊ está pronto?” Já lhe fizeram essa pergunta? — Bem, a pessoa que perguntou isso queria saber se você estava preparado. Por exemplo, talvez ela quisesse dizer: ‘Já pegou seus livros de estudo? Já leu as lições?’ Como vamos ver, Timóteo estava pronto.

Timóteo também era disposto. Sabe o que isso significa? — Quando Timóteo foi convidado para servir a Deus, ele mostrou a mesma atitude de outro servo de Deus, que disse: “Eis-me aqui! Envia-me.” Por estar pronto e disposto a servir, Timóteo teve uma vida empolgante. 

Timóteo nasceu a centenas de quilômetros de Jerusalém, em Listra. Sua avó Lóide e sua mãe, Eunice, eram boas estudantes das Escrituras. Elas começaram a ensinar a Palavra de Deus a Timóteo quando ele ainda era bebê.

É provável que, quando Timóteo ainda era adolescente, o apóstolo Paulo, junto com Barnabé, tenha visitado Listra na sua primeira longa viagem de pregação. Foi provavelmente nessa época que a mãe e a avó de Timóteo se tornaram cristãs. Gostaria de saber que problema Paulo e Barnabé enfrentaram? — Bem, pessoas que não gostavam dos cristãos atiraram pedras em Paulo, o derrubaram e o arrastaram para fora da cidade. Acharam que ele estava morto.

Os que acreditavam no que Paulo estava ensinando se ajuntaram em volta dele, e ele se levantou. No dia seguinte, Paulo e Barnabé foram embora de Listra, mas voltaram pouco tempo depois. Nessa ocasião, Paulo fez um discurso e disse aos discípulos: “Temos de entrar no reino de Deus através de muitas tribulações.”  Sabe o que Paulo queria dizer com isso? — Que outros causariam problemas aos que servem a Deus. Mais tarde, Paulo escreveu a Timóteo: ‘Todos os que desejarem viver com devoção piedosa serão perseguidos.’

Paulo e Barnabé voltaram para casa depois de saírem de Listra. Alguns meses mais tarde, Paulo escolheu Silas para viajar com ele e juntos voltaram a fim de encorajar os novos discípulos nos lugares que Paulo tinha visitado. Quando chegaram a Listra, Timóteo deve ter ficado muito feliz de ver Paulo novamente. Ele ficou mais feliz ainda quando foi convidado para viajar com Paulo e Silas. Timóteo aceitou o convite. Ele estava pronto e disposto a ir.
Os três viajaram juntos, caminhando muitos quilômetros, e então pegaram um barco. Depois de desembarcar, foram a pé até Tessalônica. Ali, muitos se tornaram cristãos, mas outros ficaram furiosos e formaram uma turba. Paulo, Silas e Timóteo corriam perigo de vida, por isso partiram para a Bereia.

Paulo estava preocupado com os novos irmãos em Tessalônica, então mandou Timóteo para lá novamente. Sabe por quê? — Mais tarde Paulo explicou aos cristãos em Tessalônica: ‘A fim de firmar e consolar vocês, para que ninguém ficasse desanimado.’ Sabe por que Paulo deu essa tarefa tão perigosa a Timóteo? — Bem, os opositores não conheciam Timóteo muito bem, e ele estava disposto a ir. Isso exigiu muita coragem! Como foi a visita? Quando voltou para onde Paulo estava, Timóteo contou como os tessalonicenses eram fiéis. Então, Paulo lhes escreveu: ‘Fomos consolados a respeito de vocês.’

Timóteo serviu com Paulo nos dez anos seguintes. Daí, Paulo foi preso em Roma, e Timóteo, que tinha acabado de sair da prisão, foi visitá-lo. Enquanto estava na prisão, Paulo escreveu uma carta aos filipenses, talvez usando Timóteo como secretário. Paulo disse: ‘Espero em breve enviar-lhes Timóteo, pois não tenho nenhum outro que seja tão fiel e que servirá melhor a vocês.’

Como essas palavras devem ter deixado Timóteo feliz! Paulo passou a amar muito a Timóteo, porque ele estava pronto e disposto a servir.

Timóteo queria ajudar os outros
Timóteo era um jovem que gostava muito de ajudar os outros. Ele viajou a muitos lugares para ajudar as pessoas. Por isso, ele teve uma vida emocionante. Você quer saber mais sobre ele? 

Quando Timóteo ainda era jovem, Paulo o convidou para viajar com ele a outros lugares, e Timóteo aceitou na mesma hora. Ele queria muito ajudar as pessoas.Timóteo foi criado numa cidade chamada Listra. Quando ele era bem pequeno, sua avó Loide e sua mãe, Eunice, começaram a ensiná-lo sobre Jeová. Timóteo foi crescendo e cada vez mais quis ajudar as pessoas a aprender sobre Deus.

Timóteo viajou com Paulo a uma cidade na Grécia chamada Tessalônica. Para chegar lá, eles tiveram de andar bastante e também pegar um barco. Quando finalmente chegaram, eles ajudaram muitas pessoas a aprender sobre Deus. Mas algumas ficaram com raiva e tentaram feri-los. Por isso, Paulo e Timóteo tiveram de ir embora e pregar em outros lugares.


Alguns meses depois, Paulo pediu para Timóteo voltar a Tessalônica para ver como os irmãos estavam. Era preciso ter muita coragem para voltar naquela cidade perigosa! Mas Timóteo voltou lá porque estava preocupado com os irmãos. E ele tinha boas notícias para Paulo. Os irmãos estavam muito bem!

Timóteo pregou muitos anos com Paulo. Certa vez, Paulo escreveu que Timóteo era a melhor pessoa que ele podia enviar para ajudar as congregações. Timóteo amava Deus e amava as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário