sábado, 2 de janeiro de 2016

Castelo Interior - 7 moradas (Santa Tereza D´avila)


Castelo Interior - 7 moradas (Santa Tereza D´avila)

1a. morada
Alma esta muda e surda, ainda prisioneira do mundo exterior. É entao que se começa a avançar no caminho do conhecimento interior. Que a alma começa seu percusso.

2a. morada
A alma luta contra os atrativos do mundo exterior. Sente que tudo no mundo é efêmero.

3a. morada
A alma se purifica através da meditação e está pronta a acolher o sofrimento e renuncia as tentações do mundo exterior, mas ainda não é bastante forte.

4. morada
A imaginação domina, o conhecimento, a inteligencia e a memória pesam sobre a alma, mas para progredir deve renunciar a tudo isso.

5a. morada

O mundo profano não tem mais influencia sobre a alma que está livre de todas as amarras. (a lagarta se faz borboleta)

6a. morada
ala do sofrimento. Mas a alma abandonou todas as tencacoes do mundo exterior. É a noite escura da alma que precede a plena e definitiva transformação

7a. morada
A alma é tornada espiritualmente por esposa. São imensos e elevadíssimos o mistério e a graça que Deus ali comunica à alma num instante. O Senhor parece querer manifestar-lhe naquele momento a glória do céu, fazendo-o de um modo mais inefável que em qualquer outra visão ou gosto espiritual.
O Senhor introduz a alma nessa Sua morada, que é o centro da alma.A alma não sente nenhum temor da morte, não mais do que teria de um suave arroubo(êxtase, arrebatamento). Passa-se com tanta quietude e silêncio tudo o que o Senhor ensina e comunica à alma.

Retirado do trecho do filme de Edith Stein (Santa Teresa Benedita da Cruz), ela meditando as 7 moradas do livro de Santa Teresa D´avila. Recomendo a leitura do livro por completo.


Ao observarmos a obra “Castelo Interior”, a autora faz uma comparação da alma humana com um castelo e afirma que no centro do coração do homem – o que ela chama de sétima morada, por assim dizer -, habita a Santíssima Trindade. Lá o brilho de luz do coração humano só é encoberto por causa do pecado. A fraqueza humana seria para ela como que um véu a acobertar a grandeza da alma. Contudo, não é isso que aprendemos nas Sagradas Escrituras. Tanto Tereza, quanto o Padre Paulo Ricardo estão contundentemente equivocados.

4 comentários:

  1. Por que você acha que Santa Teresa e o padre Paulo Ricardo estão errados? Em Isaías 59,1-2, o Senhor nos diz que são os nossos pecados que colocam uma barreira entre nós e Ele. Da mesma forma, Santa Teresa nos ensina que o pecado mortal é como um piche ou um cobertor bem espesso que impede a nossa alma de receber a luz que vem de Jesus, ou seja, o pecado mortal se torna uma barreira que nos separa de Deus, assim como descrito no livro de Isaías. Gostaria de saber o seu ponto de vista, pois não entendi a sua colocação.

    ResponderExcluir
  2. Você é corajosa em dizer que tal grandiosa mística e Santa da Igreja está errada, gostaria de te conhecer você deve ser mais santa do que ela.

    ResponderExcluir
  3. Temos um " imput" para imanência e de igual forma para a transcendência! Pecado é algo pejorativo, o que pode ser pecado para um pode funcionar como um mola propulsora para a auto realização plena de outrem! Nossa Psiquê é estratificada e é em suas nuances mais profundas é que podemos fazer direcionar a evolutividade plena das Moradas, as quais no levam para o núcleo maioral Divino - " O Céu dos Cristãos"! A visão cerceante e dogmática de tais preceitos muito os dificulta o entendimento da Proposta de São João da Cruz, e de sua contemporânea Tereza"àvila! ...Sai do EGO. sai do EGO. ou não é gente não, fica grudado que nem prego, nõ procura a expansão...Luzes!

    ResponderExcluir
  4. Temos um " imput" para imanência e de igual forma para a transcendência! Pecado é algo pejorativo, o que pode ser pecado para um pode funcionar como um mola propulsora para a auto realização plena de outrem! Nossa Psiquê é estratificada e é em suas nuances mais profundas é que podemos fazer direcionar a evolutividade plena das Moradas, as quais no levam para o núcleo maioral Divino - " O Céu dos Cristãos"! A visão cerceante e dogmática de tais preceitos muito os dificulta o entendimento da Proposta de São João da Cruz, e de sua contemporânea Tereza"àvila! ...Sai do EGO. sai do EGO. ou não é gente não, fica grudado que nem prego, nõ procura a expansão...Luzes!

    ResponderExcluir