Principais festas fixas são aquelas cujas datas de comemoração não variam, permanecem sempre
imutáveis conforme estabelece o Calendário Romano Geral. São tipificadas por festa ou solenidade.
As demais comemorações que não pertençam à grade abaixo, por exemplo, de um
santo padroeiro, são tipificadas em memória.
MÊS
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Dia (s) comemorativo (s) e celebração
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Tipificação
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Janeiro
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1. - Santa Maria, Mãe de Deus
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Solenidade
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6. - Epifania (com. no Domingo)
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Solenidade
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Entre 9 e 13 - Batismo do Senhor (com. no Domingo)
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Festa
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25. - Conversão de São Paulo Apóstolo
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Festa
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Fevereiro
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2. - Apresentação do Senhor
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Festa
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22. - Cátedra de São Pedro, Apóstolo
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Festa
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Março
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19. - São José, Esposo de Nossa Senhora
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Solenidade
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25. - Anunciação do Senhor
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Solenidade
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Abril
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25. - São Marcos Evangelista
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Festa
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Maio
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3. - São Filipe e São Tiago, Apóstolos
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Festa
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14. - São Matias, Apóstolo
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Festa
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Festa
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31. - Nossa Senhora Rainha (Visitação de Nossa Senhora)
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Junho
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24. - Nascimento de São João Batista
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Solenidade
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29. - São Pedro e São Paulo, Apóstolos
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Solenidade
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Julho
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3. - São Tomé, Apóstolo
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Festa
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25. - São Tiago, Apóstolo
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Festa
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Agosto
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6. - Transfiguração do Senhor
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Festa
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10 - São Lourenço, Diácono e Mártir
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Festa
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15 - Assunção de Nossa Senhora
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Solenidade
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23 - Santa Rosa de Lima, Virgem
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Festa
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24 - São Bartolomeu, Apóstolo
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Festa
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Setembro
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8. - Natividade de Nossa Senhora
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Festa
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14.- Exaltação da Santa Cruz
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Festa
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21. - São Mateus, Apóstolo e Evangelista
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Festa
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29. - São Miguel, São Gabriel e São Rafael Arcanjos
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Festa
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Outubro
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18. - São Lucas Evangelista
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Festa
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28. - São Simão e São Judas, Apóstolos
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Festa
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Novembro
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1. - Todos os Santos
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Solenidade
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2. - Comemoração dos Fiéis Defuntos (Finados)
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Solenidade
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9. - Dedicação da Basílica do Latrão
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Festa
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30. - Santo André, Apóstolo
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Festa
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Cristo, Rei do Universo (Último Domingo do tempo comum)
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Solenidade
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Dezembro
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8. - Imaculada Conceição de Nossa Senhora
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Solenidade
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12. - Nossa Senhora de Guadalupe
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Festa
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25. - Natal do Senhor
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Solenidade
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26. - Santo Estevão, primeiro Mártir
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Festa
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27. - São João, Apóstolo e Evangelista
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Festa
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28. - Santos Inocentes Mártires
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Festa
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Sagrada Família - Dentro da Oitava do Natal, ou na sua
falta, dia 30
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Festa
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POR QUÊ A IGREJA ESTABELECEU AS FESTAS MÓVEIS?
Nos tópicos seguintes iremos estudar por quê a Quarta-Feira de Cinzas e a Páscoa não possuem data fixa de comemoração.
Todas as festas da Igreja que tem como ponto de referência a Páscoa, são denominadas festas móveis porque baseadas no calendário lunar (judaico) e adaptadas ao nosso calendário (gregoriano). Comecemos relembrando, em resumo, o significado da Páscoa Judaica e da Páscoa Cristã:
PASCOA JUDAICA (breve resumo) - No Antigo Testamento, sabemos que Moisés, sob a guia divina, tornou-se chefe do povo oprimido que encontrava-se sob o jugo dos egípcios, adversários do povo eleito, sob o comando do Faraó que usava de seus poderes terrenos para contrariar os planos divinos. Deus manifesta seu poder através de Moisés, mediante diversos sinais e castigos, mas o coração endurecido do Faraó não acena com nenhum sinal de arrependimento. Durante a libertação do povo guiado por Moisés, Deus institui a celebração da Páscoa através de Moisés e Aarão, mandando dizer a toda a assembléia de Israel que tomasse um cordeiro que deveria ser imolado em data determinada, devendo seu sangue ser tomado, posto sobre as duas ombreiras e sobre a verga da porta da casa. Deus disse ainda que naquela noite passaria através do Egito para exercer sua justiça, ferindo de morte os filhos primogênitos dos Egípcios, mas que passaria adiante das casas marcadas com o sangue do cordeiro. E Deus mandou seu Anjo, e assim foi feito.
"Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o como uma festa em honra do Senhor: Fareis isto de geração em geração, pois é uma instituição perpétua" (Ex 12, 14)
Desta forma ficou instituída a a festa da Páscoa, comemorada até os dias atuais pelo povo judeu. O extermínio dos filhos dos egípcios testemunha que o povo eleito, libertado, terá que viver daí em diante, no temor de Deus e reconhecido o seu grande benfeitor. (Veja tudo sobre a instituição da Páscoa no Livro do Êxodo, cap. 12)
PÁSCOA CRISTÃ (breve esumo) - A instituição da Páscoa Cristã encontra-se na imolação de Cristo. Enquanto na primeira festa de Páscoa Deus liberta o povo da escravidão e proclama a sua Aliança com o povo de Israel, na segunda, o próprio Deus torna-se o Cordeiro Imolado para libertar o povo do jugo do pecado e do demônio. Desta vez, o Sangue de Jesus, do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, definitivamente liberta toda a humanidade com sua Paixão, Morte e Ressurreição.
"Purificai-vos do velho fermento, para que sejais massa nova, porque sois pães ázimos, porquanto Cristo, nossa Páscoa, foi imolado". (I Cor 5, 7)
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Recordando: Memorizados os aspectos centrais da Páscoa Judaica e da Páscoa Cristã, recordemos que Jesus veio ao mundo em cumprimento das Escrituras e por Seu desígnio foi crucificado justamente no dia da preparação da festa da Páscoa, para que, a partir de sua Paixão, Morte e Ressureição fosse instituída a Nova Aliança. Para que fosse instituída a grande e solene Páscoa, como num reflexo pleno da primeira festa de Páscoa.
CONCLUINDO:
Como a festa da Páscoa Judaica, coincide exatamente com o dia da imolação de Cristo, estabeleceu-se já naquele momento, por desígnio de Deus, o dia 14 de Nisã (do calendário judaico ou hebraico), como data de referência à comemoração da Páscoa Cristã. (Encontro da Primeira com a Segunda Aliança)
Assim, a Páscoa judaica é sempre celebrada na 1ª. lua cheia da primavera do hemisfério norte, na noite de 14 para 15 de Nisã . A Páscoa Cristã ficou fixada como o 1ª Domingo posterior à referida 1ª lua cheia, ou seja, no primeiro domingo após a comemoração da Páscoa dos Judeus.
Como o calendário judaico é baseado nos ciclos da lua, explica-se os motivos da variação em nosso calendário, que é solar e por isso, para nós, o Domingo de Páscoa varia entre 22 de março e 25 de abril. Fixado, assim, a festa da Páscoa para determinado ano, todas as outras festas também se movem desde a septuagésima até Corpus Christi, conforme a tabela do início deste artigo.
Em síntese: É usado como referência não o nosso calendário, mas sim o judaico. Fixada a data da Páscoa pelo calendário judaico, adaptamos tal data ao nosso para que a partir daí, possamos estabelecer as datas, desde a septuagésima até Corpus Christi, conforme da grade abaixo. Estabelecido o dia da Páscoa, aí sim, todas as outras festas móveis o acompanham.
O Carnaval apesar de ser uma festa pagã, também se move com o calendário eclesiástico e é sempre comemorado sete domingos antes do Domingo de Páscoa. As festas são permitidas até a quarta-feira de cinzas, quando inicia-se a Quaresma, tempo de 40 dias de jejum e abstinência em preparação à festa da Páscoa, ou seja, data que celebramos a Ressurreição de Cristo.
http://www.paginaoriente.com/catecismo/festas.htm
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