sábado, 2 de setembro de 2017

Santa Beatriz - 01 de Setembro

Santa Beatriz foi exemplo de obediência, pobreza e assistência aos pobres

Beatriz nasceu no Século XV em Ceuta, ao norte da África, cidade que nessa época se encontrava sob o domínio da coroa de Portugal. Nasceu portuguesa, portanto. Seu pai foi governador de Ceuta. Ainda pequena mudou-se para Portugal com sua família, que cultivou na menina uma profunda devoção a Nossa Senhora da Conceição. Aos vinte anos de idade foi enviada para a Espanha como dama de honra de D. Isabel, neta de D. João I, que tornou-se esposa do rei João II de Castela, onde começou seu calvário.
Beatriz era muito bonita, e a rainha, dominada por uma mistura de ciúme e inveja, fechou Beatriz em um caixão durante dias, a fim de que morresse asfixiada, mas uma invisível proteção da Virgem Maria a salvou.
Como gesto concreto de agradecimento Santa Beatriz aceitou sua vocação para a vida religiosa, e logo em seguida partiu a Toledo, onde se recolheu no mosteiro das Dominicanas (ramo feminino da Ordem de São Domingos de Gusmão), cujas religiosas viviam sob a regra cisterniense, onde viveu cerca de 30 anos.
Mas Deus a tinha predestinado para uma obra maior: fundar uma Ordem de estrita clausura numa vida contemplativa na oração, penitência e trabalho.
Santa Beatriz da Silva deixou o mosteiro dominicano e foi habitar numa nova sede que veio a ser o berço das monjas concepcionistas. Essa Ordem está caracterizada por três heranças espirituais de Santa Beatriz: o amor à Maria Imaculada, a Paixão de Jesus Cristo e a Santíssima Eucaristia.
Santa Beatriz faleceu a 09 de agosto de 1490 com 66 anos de idade. No momento de sua morte, seu rosto fora visto transfigurado por uma grande claridade e uma estrela resplandecente sobre sua cabeça até ela expirar.
Beatificada em 1926 pelo Papa Pio XI, sua canonização ocorreu no dia 03 de Outubro de 1976 por Paulo VI.
Santa Beatriz, rogai por nós!
https://santo.cancaonova.com/santo/santa-beatriz-exemplo-de-obediencia-e-assistencia-aos-pobres/

.................................
Santa Beatriz nasceu em 1424, na cidade portuguesa de Campo Maior. Era descendente de família real e se chamava Beatriz da Silva. Foi agraciada com uma surpreendente beleza física e grandes qualidades morais. Foi educada pelos franciscanos, que fizeram brotar em seu coração uma forte devoção a Nossa Senhora. Desde menina Beatriz rezava para que a Igreja proclamasse o dogma da Imaculada Conceição de Maria. A beleza, as virtudes e a devoção a Maria serão determinantes no caminho de Santa Beatriz.

Juventude e mudança para Castela
Quando sua prima D. Isabel, rainha de Portugal, se casou com Dom João II de Castela, Santa Beatriz a acompanhou como dama de honra na Corte de Castela, região que hoje faz parte da Espanha. Por causa de sua beleza, simpatia e nobreza, Beatriz logo passou a ser a preferida e admirada pelos cortejos de todos. Beatriz, porém, cultivava um amor cristão pelas pessoas e não se deixava levar pelas paixões mundanas.

Santa Beatriz: perseguida por causa de sua beleza

A Rainha gostava de saber que sua dama de honra era elogiada e querida por todos. Todos falavam da jovem Beatriz, bela e carismática, atraente e virtuosa. Depois, porém, D. Isabel começou a enxergar em Beatriz uma rival. O ciúme se fez presente no coração da Rainha de maneira irreversível. Tanto que, depois de algum tempo, a Rainha decidiu matar Santa Beatriz por asfixia.
Foi assim que, numa noite infeliz a Rainha levou Santa Beatriz até à parte subterrânea do palácio e enterrou-a viva em um cofre que ficava no local. No pensamento da Rainha, o “problema” estava resolvido.

O chamado de Nossa Senhora a Santa Beatriz

Aparentemente a morte era certa no caminho de Santa Beatriz. No auge de sua angústia, ela encomendou sua alma a Deus e, num ato de amor e compreensão, pediu perdão também pela Rainha. Santa Beatriz sentia muito estar prestes a morrer sem receber os sacramentos, mas aceitou a morte próxima.
Mas aquilo que parecia o fim transformou-se no grande chamado de Santa Beatriz. Aconteceu que, de repente, uma grande luz brilhou naquele cofre escuro e Santa Beatriz viu a Virgem Imaculada com o menino Jesus nos braços. Nossa Senhora vestia hábito e escapulário brancos e nos ombros um manto de um azul celeste. Sobre sua cabeça brilhavam doze estrelas.
Maria, então, disse: “Minha filha, vês os hábitos que trago? Pois bem. No fim de três dias serás livre desta prisão e fundarás uma Ordem religiosa em louvor a minha Conceição Imaculada.

Conversão na vida de Santa Beatriz

Depois de três dias todos começaram a notar a ausência de Santa Beatriz na corte. Então, seu tio D. João de Menezes, procurou a Rainha para perguntar sobre sua sobrinha. A Rainha ficou furiosa com a pergunta do súdito e o levou até o cofre, esperando achar ali um corpo em decomposição.
Quando abriram o cofre, porém, a surpresa: Santa Beatriz estava bela, sorridente e com uma aura celestial iluminando seu rosto. A Rainha ficou aterrorizada. Santa Beatriz ajoelhou-se a seus pés e pediu permissão para sair da Corte e ir para um Mosteiro.
Santa Beatriz partiu, então, para o Mosteiro de São Domingos, em Toledo. Sua meta agora era preparar-se no silêncio e na oração, para a grande missão que Nossa Senhora lhe dera.
Quando Santa Beatriz chegou ao Mosteiro de S. Domingos, cobriu seu rosto com um véu a fim de que ninguém mais se perdesse por causa de sua beleza.

Santa Beatriz e as demoras de Deus

Santa Beatriz passou mais de 30 anos no silêncio e na oração no Mosteiro de S. Domingos. Foi como certas árvores gigantescas que, antes de lançarem um broto acima da terra, aprofundam suas raízes, que ficam escondidas sob o solo. Assim foi com Santa Beatriz.
Depois de mais de 30 anos, Nossa Senhora aparece uma segunda vez a Santa Beatriz. A Virgem Maria ordenou o início da construção de sua Ordem religiosa.

Santa Beatriz funda a Ordem das Concepcionistas

Providencialmente, Santa Beatriz recebeu ajuda da filha de sua adversária, também chamada D. Isabel, com o apelido de “a Católica”. Esta se tornou Co-fundadora e benfeitora da nova Ordem religiosa. Doou para a Ordem os Palácios de Galiana e a Igreja de Santa Fé. Ela mesma pediu e obteve a Bula de Aprovação do Papa Inocêncio VIII.
Assim, em 1484, Beatriz deixou o Mosteiro de S. Domingos e, acompanhada de 12 moças, entrou nos palácios de Galiana adaptados à forma de Mosteiro. Ali começaram a viver a vida monástica. Vestiam hábito e escapulário brancos, manto azul e cingiam-se com o cordão seráfico, como na aparição de Nossa Senhora. Mais tarde, todas fizeram os votos perpétuos.

A morte de Santa Beatriz

Aos 67 anos Santa Beatriz recebeu uma terceira visita de Nossa Senhora. Esta lhe disse:
“Minha filha, prepara-te que de hoje a 10 dias virás comigo para o paraíso”. Santa Beatriz pensa na Ordem nascente e em suas filhas espirituais ainda jovens e, numa prece ardente e fervorosa, implora a proteção de Deus para sua obra. Então o Espírito de Deus a inspirou a colocar a Ordem nascente sob a proteção dos Franciscanos, pois eles eram defensores da Conceição Imaculada de Maria.
Depois disso, Santa Beatriz ficou gravemente enferma. Assim, chegou o dia predito pela Virgem Maria: 09 de agosto de 1491. Deitada no seu leito de morte, Santa Beatriz ainda estava com seu rosto encoberto. Então, uma das irmãs, com muita reverência, descobriu lhe o rosto. Foi uma surpresa maravilhosa para todos. Seu rosto conservava toda a beleza da juventude acrescida de uma aura celestial de paz e felicidade e uma luz sobre sua cabeça.
Todas as suas filhas espirituais, mais seis sacerdotes Franciscanos e monjas Cistercienses que tinham vindo assistir aos últimos momentos de Santa Beatriz testemunharam o milagre. A notícia se espalhou rapidamente pela região e o povo invadiu a clausura  para contemplar a Santa do brilho celestial ainda viva, como se já estivesse glorificada no céu. A luz só desapareceu quando a alma de Santa Beatriz subiu para o paraíso.

Devoção à Santa Beatriz


Santa Beatriz deu ao mundo um testemunho vivo de fé no dogma da Imaculada Conceição de Maria, 400 anos antes da sua declaração oficial pela Igreja. Ela nos ensina a saber esperar as demoras de Deus. Santa Beatriz é a santa da decisão, da força de vontade, da paciência, do perdão, da obediência, da maturidade. Santa Beatriz, ensina-nos a sofrer as demoras de Deus com paciência e fé!

Significado e Simbolismo de Santa Beatriz 

Santa Beatriz da Silva nasceu na mais alta corte portuguesa em 1424. Mulher de rara beleza física, carismática, simpática e virtuosa. É a fundadora da Ordem das Irmãs Concepcionistas. Foi dama de honra da Rainha de Portugal, Dona Isabel, sua prima, e foi morar com ela em Castela, na Espanha, quando Dona Isabel casou-se com o rei Dom João II. Lá, conquistou a simpatia de todos, despertando o ciúme de sua prima. Esta, por fim, decidiu mata-la, trancando-a viva num pequeno cofre de metal impermeável que ficava escondido num calabouço do castelo. A jovem, Beatriz permaneceu três dias trancada, sem ar e sem luz. Ali, teve um encontro com Nossa Senhora. A Virgem Maria revelou-se como a Imaculada Conceição, séculos antes de o Dogma da Imaculada Conceição de Maria ser proclamado. Maria revelou que Santa Beatriz fundaria a Ordem da Imaculada Conceição. Depois de três dias, Beatriz foi encontrada por um tio. Quando abriram o cofre, esperando encontra-la morta, ela estava em perfeito estado de saúde e radiante de paz e felicidade. Depois disso, foi para o Mosteiro de São domingos, onde passou mais de trinta anos oculta e encobrindo seu rosto, para que sua beleza não fosse causa da perdição de ninguém. Depois desse tempo, Nossa Senhora apareceu a ela novamente e revelou que tinha chegado a hora de fundar a Ordem. Por isso, Santa Beatriz deixou o Mosteiro e fundou a Ordem das Concepcionistas, que hoje, encontra-se presente nos cinco continentes. A imagem de Santa Beatriz conta um pouco de sua história. Vamos conhece-la.

O hábito de Santa Beatriz

O hábito de Santa Beatriz é o hábito das Irmãs Concepcionistas, tal qual Nossa Senhora vestia quando apareceu a ela. Quando a Virgem Maria apareceu pela primeira vez a Santa Beatriz, falou do hábito e da missão de Santa Beatriz: 'Minha filha, vês os hábitos que trago' Pois bem. No fim de três dias serás livre desta prisão (o cofre em que Beatriz estava presa) e fundarás uma Ordem religiosa em louvor a minha Conceição Imaculada.'

O véu preto de Santa Beatriz

O véu preto de Santa Beatriz simboliza a morte para tudo aquilo que não conduz a Deus. Santa Beatriz abandonou sua vida na corte, cercada de luxo e atenção e dedicou-se inteiramente a Deus, na oração e no sacrifício. Escondeu seu rosto para que sua beleza não causasse a perdição de ninguém. De certa forma, ela morreu para 'um lado' de sua vida, passando a viver para rezar, amar e servir ao próximo. Por isso, o véu preto.

A túnica branca de Santa Beatriz

A túnica branca de Santa Beatriz simboliza a pureza de coração, que ela buscou desde pequena. A beleza de Santa Beatriz nunca a corrompeu. Pelo contrário, serviu para ela se aproximar de Deus. Esta pureza aparece também na sua fidelidade. Ela esperou e permaneceu firme por mais de trinta anos esperando a hora certa de cumprir sua missão. Por mais de trinta anos, ela não se desviou da missão para a qual foi chamada, graças à pureza de seu coração, que só queria fazer a vontade de Deus.

O manto azul celeste de Santa Beatriz

O manto azul celeste de Santa Beatriz simboliza o manto de Nossa Senhora, que as irmãs concepcionistas devem usar e honrar. O azul é a cor do céu e da verdade. Santa Beatriz permaneceu firme na verdade de Cristo, revelada por Nossa Senhora. E as regas da Ordem das Concepcionistas, fundada por Santa Beatriz, tem como objetivo levar as irmãs e os fiéis à verdade de Cristo e ao céu.

A imagem de Nossa Senhora prendendo o manto de Santa Beatriz

A imagem de Nossa Senhora prendendo o manto de Santa Beatriz simboliza, primeiro, as aparições de Nossa Senhora a ela, com o hábito da Imaculada Conceição. Em segundo lugar, simboliza a devoção para com a Imaculada Conceição, fundamento de toda a Ordem das Concepcionistas.

Os lírios de Santa Beatriz

Os lírios de Santa Beatriz simbolizam também a pureza de coração que ela buscou, vencendo as tentações através da oração e da penitência. Simbolizam também sua santidade de vida. Lembra-nos que sua beleza física era reflexo de sua beleza interior e de sua pureza de coração.

O terço na túnica de Santa Beatriz

O terço na túnica de Santa Beatriz simboliza toda a sua mística, sua vida espiritual, sua vida de oração e de contato com Deus e com Nossa Senhora. Simboliza também sua devoção à Imaculada Conceição, tendo a Virgem Maria como modelo de vida.

O rolo na mão esquerda de Santa Beatriz

O rolo na mão esquerda de Santa Beatriz tem uma inscrição em Latim 'Inter Innumera ' Inocêncio VIII'. Inter Innumera foi a bula do Papa Inocêncio VIII, na qual ele autorizou a fundação da Ordem da Imaculada Conceição e estabelece como fundadora e primeira superiora a pessoa de Santa Beatriz da Silva. Esta bula foi emitida em 30 de abril de 1489. Desde então, as irmãs Concepcionistas passaram a ser uma Ordem Religiosa autorizada e reconhecida pela Igreja.

O báculo na mão direita de Santa Beatriz

O báculo na mão direita de Santa Beatriz simboliza a direção espiritual que ela deixou para as irmãs e para a Igreja através de seus escritos, das revelações e da regra de vida das concepcionistas.

O olhar de Santa Beatriz

O olhar de Santa Beatriz dirigido para o céu significa que o sentido de nossa vida terrena deve ser nossa caminhada para o céu, conforme ela aprendeu e ensinou. Simboliza também os encontros com Jesus pela oração, de onde nascia toda a sua espiritualidade e profundidade de seus escritos.

Oração a Santa Beatriz

'Senhor nosso Deus, Vós inspirastes à Virgem Santa Beatriz da Silva, uma singular devoção à Virgem Imaculada, e por Ela fizestes surgir na Igreja uma nova família de virgens consagradas. Fazei-nos seguir o seu exemplo na busca da verdadeira sabedoria na terra, para sermos assim dignos de chegar à contemplação de vossa excelsa beleza no céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Ó Santa Beatriz, virgem singularmente amada de Maria Imaculada, alcançai-nos a pureza da alma e do corpo, com a graça que ardentemente vos suplicamos. Lembrai-vos ó Santa Beatriz da Silva, das muitas angústias e tribulações pelas quais passastes nesta vida e intercedei por nós. Amém.' 
fonte: http://www.cruzterrasanta.com.br/significado-e-simbolismo-de-santa-beatriz/65/103/#c

Um comentário:

  1. santa Beatriz protegei a minha sobrinha Beatrice eu como tia cristiane da Beatrice vos pesso intrcedei ela tem 16 anos de idade e precisa de cirurgia para retirada de varias pedras da vesicula protegei-a junto a Jesus e a Virgem maria mãe De Deus e nossa mãe... Desde ja vos agradeço amém...

    ResponderExcluir