quinta-feira, 23 de outubro de 2014

São Miguel Febres Cordeiro - 9 feveriero

Padroeiro dos pedagogos
São Miguel Febres Cordeiro (Irmão Lassalista)São Miguel Febres Cordeiro foi canonizado por João Paulo II, no dia 21 de outubro de 1984. Nasceu em Cuenca, no Equador, em 1854. Seu pai era professor universitário e seu avô, general do exército, venerado como herói nacional. Em 1868, contra a vontade dos pais, ingressou na congregação dos Irmãos de la Salle (Irmão Lassalistas). Passou a maior parte da vida em Quito, onde estudou e adquiriu sólida formação profissional. Bem cedo entregou-se às tarefas da educação, considerando esse mister a mais nobre e rendosa missão para a humanidade e para a Igreja. Além de educador, foi um exímio escritor e estudioso de gramática e filosofia. Escreveu livros de gramática, manuais de geografia, história, religião e literatura. Em 1892 tornou-se membro da Academia Equatoriana de Língua. Trabalhou em Paris, na Bélgica e na Espanha Morreu no dia 9 de fevereiro de 1910. Em 1930, durante a Revolução Espanhola, seus restos mortais foram trasladados para o Equador. Ë o primeiro santo equatoriano, ao lado de Santa Maria de Jesus Paredes. 

Oração Prece na difusão do Evangelho Deus, nosso Pai, ensinai-vos a viver na simplicidade e na alegria que nasce de uma vida empenhada em servir desinteressadamente. Vós nos dissestes: ?Quero bondade, e não sacrifícios?. Saibamos cultivar a ternura e a compaixão pelos homens, pois vós sois terno e compassivo. Educai-nos, Senhor, para o amor, para o perdão, para a justiça, para a paz. Saibamos vos agradecer por todas as maravilhas que operais em nós, para vos oferecer o dom de nossa vida. Neste mundo que tudo retém, gananciosamente, ensinai-nos que mais vale a dádiva do que a posse, mais vale o perdão e a reconciliação que o ódio, a ofensa ou a violência. Dai-nos a força da fé que remove montanhas e a esperança que nos faz atravessar desertos e sonhar com a Terra da Promessa

ORAÇÃO:
Santo Irmão Miguel, amigo de crianças e jovens, curado numa aparição da Virgem Maria das pernas entrevadas, que tantos favores já obtiveste de Deus para teus devotos, alcança-me, te peço com fervor, a graça, (pedido). Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Nascido em Cuenca, Equador, em 7 de novembro de 1854
Entra no noviciado em 24 de março de 1868
Morre em 9 de fevereiro de 1910
Beatificado em 30 de outubro de 1977
Canonizado em 21 de outubro de 1984

Francisco Febres Cordero nasce numa família que sempre se destacou na política do Equador. O jovem Francisco precisou superar a oposição de sua família para poder seguir sua vocação religiosa laica, o primeiro de nacionalidade equatoriana a ser recebido no Instituto (dos Irmãos das Escolas Cristãs, fundado por São João Batista de La Salle - N.T.).

Irmão Miguel é um talentoso mestre e um estudante aplicado. Ele ainda não tem vinte anos quando publica a primeira de suas numerosas obras: uma gramática espanhola que log se torna um clássico. Ao longo dos anos, suas pesquisas e publicações no ramo da literatura e da lingüística o põem em contato com experts do mundo inteiro, e ele se torna membro das Academias Nacionais do Equador e da Espanha.

Apesar destas distinções acadêmicas, o ensino permanece, para Miguel, uma prioridade, particularmente as aulas de Religião e a preparação dos meninos para a Primeira Comunhão. Seus alunos admiram sua simplicidade, sua franqueza, a atenção que o mestre lhes dá e a sua devoção ao Sagrado Coração de Jesus e à Virgem Maria. Em 1907, ele é enviado à Bélgica para trabalhar na tradução, para o Espanhol, de textos utilizados por Irmãos recentemente exilados na França.

Sua saúde, que sempre fora delicada, custa a se adaptar ao rigoroso clima europeu. Assim sendo, foi transferido para o Seminário Menor de Premià de Mar, na Espanha. No período dos conflitos revolucionários de 1909, Miguel cuida da fuga, por mar, rumo a Barcelona, dos jovens que estavam a seu encargo. Pouco depois, eles podem retornar a Premià de Mar.

Logo em seguida, Miguel contrai uma pneumonia e morre naquela cidade, deixando uma reputação de pedagogo, sábio e santo.

São Miguel Febres
9 de Fevereiro
Soube viver a obediência e a dependência a Deus, entregando todo seu serviço ao Pai 
Nascido no Equador, em 1854, São Miguel Febres recebeu como nome de batismo Francisco. Nasceu com uma grave deformação física nos pés, mas seus pais amaram, acima de tudo, aquele filho do Senhor. Sua deficiência não o impediu de dar passos concretos para a vontade de Deus.

O santo entrou para a Congregação dos Lassalistas depois de conhecer a vida religiosa e, ali, foi dando frutos para o Reino de Deus. Dotado de muitos dons para lecionar e escrever, pertenceu à Academia de Letras do Equador. Prestou um grande serviço em Quito, no colégio de La Salle coordenando 1200 crianças. Em tudo buscou a vontade de Deus. 

Numa pobreza interior muito grande, a infância espiritual foi o seu segredo; colocou-se no lugar do ser humano, que é o coração de Deus. Totalmente dependente d'Ele e amando o próximo, seu nome de batismo era Francisco, mas seu nome religioso era Miguel. Mais do que uma mudança de nome, uma mudança constante de vida. 

Como todos os santos, conseguiu corresponder ao belo chamado do Senhor. São Miguel Febres deu o seu testemunho até o último instante. Quando, no Equador, rompeu-se a perseguição aos cristãos e um grande levante anticlerical, por obediência este santo foi para a Europa. Lá, ele pôde lecionar línguas. 

Em 1910, ele partiu para a glória. Suas últimas palavras foram: “Jesus, José e Maria, eu vos dou o meu coração e a minha alma”. Palavras essas que bem representam toda uma vida entregue nas mãos de Deus. 

Rezemos, pedindo a intercessão desse santo para que a nossa vida seja assim também.

São Miguel Febres, rogai por nós.
San Miguel Febres Cordero - 09 de fevereiro

Quando Miguel Febres era muito menino, todos temiam e lamentavam por seus pés deformados. Mas poucos educadores foram ão longe como ele no sucesso educativo. No dia de seu nascimento em Cuenca, Equador, em 7 de Novembro de 1854, seus pais eram muito triste ver que o menino tinha pés tortos. Aos cinco anos o menino ainda não tinha dado os primeiros passos. Aconteceu que um dia, o menino, observando uma flor rosa no jardim de sua casa gritou: "Olha que bela senhora está sobre as rosas". 
A família olhou, mas não viram nada de especial; mas a criança não parava de dizer: "Olha o quão bonita ela é, tem um vestido branco e um manto azul e me chamou.". E então todo mundo ficou surpreso ao ver que a criança se levantou e começou a andar. Ele foi curado. A Virgem havia curado o menino. O Presidente do Equador Grande, mártir católico exemplar, Gabriel García Moreno, enviou o seu país para os Irmãos Cristãos, educadores formidáveis. E estes bons religiosos fundaram uma escola em Cuenca, onde foi matriculado Miguel Febres, que ficou encantado com as qualidades pedagógicas que os irmãos cristãos tinham. Miguel se destacou entre os alunos por sua grande inteligência, mas principalmente por sua imensa vontade de aprender. 
Quando os outros alunos estavam indo para casa, ele ficava na escola revendo suas aulas e ajudar os religiosos nos escritórios da casa. Eles começaram a ter grande apreço e especial carinho. Miguel queria ser um irmão cristão, mas sua família se opôs a ele porque eram classe rica e, ao invés daqueles religiosos viviam muito mal naquela época, no Equador. Ele é enviado para outra escola, mas lá ficou doente e precisou voltar para casa. Então, finalmente, a família permite que se tornar um irmão lassalista. É transferido para Quito para a família de volta em Cuenca deixa de atrair muita vida mundana. trabalho de Hermano Miguel de entrar na comunidade até sua morte ser extremamente intenso e não vai saber de descanso ou tempo perdido na inutilidade. Dedicado inteiramente para ser útil para outras pessoas o tempo, todas as horas do dia palestras, ensinando catecismo, cuidar dos doentes, estudando línguas (capazes de falar cinco línguas: Alemão, Inglês, Italiano, Francês e Latim.) E escrevendo livros Irmão Miguel estava convencido da enorme influência do bom exercício de leitura nas pessoas. Para muitos, ele será útil para ler um bom livro para ouvir um sermão. Há pessoas a quem o Senhor Deus quer falar através de uma boa leitura, e não nas páginas de um livro do treinamento aguarda a graça divina para transformá-las. Assim, o nosso santo é dedicado a uma formação livros quase inacreditáveis ​​a se espalhar entre a atividade de pessoas.Curiosamente, o irmão Michael, sem ter feito cursos especiais só com esforço próprio de auto-trem e autoinstruirse, torna a colocar mais de cem livros em um país pequeno como o Equador. Muitos de seus livros são adaptações de obras que haviam desfrutado em outros países. 
O estilo que o nosso irmão teve que ensinar era muito agradável e bom, e que era o mesmo estilo usado nos livros que publicou. Tanto as pessoas simples tão satisfeito. Ele foi admitido como sócio na Academia Equatoriana de Língua, e da Academia de Venezuela, e na França. Mas esses títulos mundanos honrosas, um título que ele é imensamente apreciado "crianças preparador de primeira comunhão." Há 26 anos, seguido preparar lotes e lotes de crianças por receber pela primeira vez Jesus na Eucaristia. E que depois de preparar os alunos se lembrar com gratidão e veneração. , em 1907, os Superiores Maiores de sua congregação convidá-lo para ir à Europa para dirigir a publicação de livros distribuídos pelos vários países da Comunidade. Ele vai para a Bélgica, mas o clima do país, com invernos tão rígidas, que afeta a saúde. 
No entanto, ainda está trabalhando duro. O que trasladas para a Espanha, onde o clima é mais ameno, e 9 de Fevereiro de 1910, atacado por pneumonia, morreu santamente. Irmãos irá discutir a grande culpa que sua prodigiosa atividade vai fazer a sua congregação, e ele deve responde: "Outros farão melhor do que eu", e lembra-se do conselho de Jesus: "Quando você tiver feito o que foi confiado a você, dizem servos inúteis, só fizemos o que tínhamos a obrigação de fazer." (Lucas 17. 10). Depois de sua morte começou maravilhosos milagres obtidos por intercessão do irmão Michael, e 21 de outubro de 1984 o Papa João Paulo II declarou-o um santo. 
http://congregacionobispoaloishudal.blogspot.com.br/2010/02/san-miguel-febres-cordero-9-de-febrero.html.

Um comentário:

  1. São Miguel é o meu santo admirado. Quando sai da congregação lassalista, guardei comigo um pedacinho da sua túnica, que os irmãos nos deram como lembrança da sua canonização. agradeço ao Santo Irmão Miguel, por muitas graças recebidas.
    José Miguel, ex-lassalista.

    ResponderExcluir